Saúde do homem: prevenção é fundamental para uma vida saudável
A importância de conscientizar o sexo masculino da importância de se cuidar. “É preciso chamar atenção dos homens para o auto cuidado. Homem não é super herói, eles precisam quebrar o mito de serem fortes o tempo todo. A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis. A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. “É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. O cuidado deve ser diário. Mudanças de hábitos alimentares, com menos alimentos gordurosos e ultra processados são fundamentais. Evitar estes comportamentos de risco é a chave para uma vida mais longa e saudável”,
Aferir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol são importantes para evitar doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão. Outros testes importantes a serem realizados dizem respeito às doenças sexualmente transmissíveis como o teste de HIV, hepatite B (HBsAg) e do vírus da hepatite C(anti-HCV).
Os homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema. É possível que outras doenças, como uma infecção urinária esteja causando os sintomas. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.
Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos e assintomáticos, a recomendação também é consultar um médico, pois somente ele pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização dos exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens assintomáticos diminua a mortalidade por câncer de próstata e a recomendação é de que não se organizem programas de rastreamento para este tipo de câncer. Todos os procedimentos devem ser solicitados pelo profissional de saúde, respeitando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Outros cuidados, como autoexame de testículos e pênis, são importantes.
Vale lembrar que o câncer de próstata é considerado de terceira idade, já que ¾ dos casos acontecem a partir dos 65 anos e o risco pode ser maior em quem tem histórico familiar da doença. Ainda não existem exames adequados para o rastreamento do câncer de próstata e a melhor alternativa hoje é manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente seu médico.
A Câmara de Vereadores de Jóia – RS, em Sua Sessão Ordinária realizada no dia 31 de outubro de 2022, por Requerimento do Vereador Valmir José Dutra Vieira, aprovou por UNANIMIDADE consignando na Ata de trabalhos, Requerimento nº 42/2022 (em anexo). em que CONVOCA um profissional da Secretaria Municipal de Saúde para falar a “Saúde Masculina, na sessão Ordinária do dia 7 de novembro de 2022, em face de estarmos no mês mundial de combate e prevenção do câncer de próstata.
A Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Isadora Fontana, designou o profissional farmacêutico Dionei de Matos lewandoski para falar a “Saúde Masculina” na Sessão Ordinária do dia 7 de novembro de 2022.
A Presidência do Poder Legislativo concedeu o espaço da Tribuna Livre ao farmacêutico Dionei de Matos lewandoski que juntamente com o Agente de Saúde Vanderlei de Oliveira do Amaral abordaram o assunto.
Nosso agradecimento especial pelas orientações dos Profissionais da Saúde, no Poder Legislativo de Jóia, que transmitiram uma mensagem atenciosa e preocupada ao tema de suma importância à saúde de todos.
Jóia