Palestrante Motivacional e Produtor de Leite de JóiaSenhor Fabricio Nascimentorelata sobre sua trajetória como Produtor de Leite, na Sessão Ordinária do dia 31 de outubro de 2022.
‘‘Mas antes de falar sobre isso, vou falar quem é Fabrício Nascimento e porque estou aqui hoje
Nós começamos no leite em 98, passamos por inúmeras crises. A maior delas foi o foco de febre aftosa.
Cada crise um aprendizado, cada aprendizado uma evolução. Ao longo dos anos fui adquirindo experiência e conhecimento, até que chegou ao ponto que eu senti a necessidade de compartilhar isso para poder ajudar os colegas produtores, a superar a dificuldade tendo lucro e satisfação na atividade.
Foi então que em 2016 comecei a fazer palestras contando nossa história as coisas q fizemos e deu certo e os erros que cometemos para que os colegas não cometam os mesmos.
Participei de 2 Interleite Sul em Chapecó Santa Catarina , eventos com mais de mil pessoas. Inclusive em maio estarei lá novamente levando o nome de JÓIA.
Além de palestras eu escrevo para o jornal Correio Regional, sou colunista no MilkPoint maior portal da cadeia láctea do mundo. Já tive textos publicados na revista Balde Branco, na Apil RS e no portal New laster Ocla na Argentina.
Além destes uso ad redes sociais principalmente o Instagram onde todo dia eu posto conteúdo informativo para produtores e consumidores.
Preocupados também com os futuros técnicos q estão se formando este ano recebemos os alunos dos cursos de agronomia e veterinária da unijui para uma tarde de troca de informações.
Todo este trabalho me levou a ser premiado com o troféu DESTAQUE EM BOVINOCULTURA DE LEITE como produtor destaque por todo o trabalha q venho desenvolvendo em prol dos produtores de leite.
Além deste , ganhamos também o segundo lugar no concurso de qualidade de silagem, mesmo com o ano desafiador q tivemos devido à estiagem onde muitos diziam q era impossível produzir uma silagem de qualidade em Joia, provamos o contrário.
No dia 11 de outubro tive a oportunidade de representar Jóia palestrando na Expofest ijui. Que no dia contava com a presença do governador Ranolfo Vieira Junior colocando o Jóia no mapa dos municípios importantes na cadeia do leite. Visto que cada vez do nosso município pleitear recurso do governo do estado ele lembrará que Jóia é a cidade do produtor que ele viu palestrando pois Jóia era sempre vista como a cidade da febre aftosa aos poucos com muito trabalho vamos mostrando o potencial do nosso município e de seus produtores.
Costumo dizer que os melhores produtores de leite estão em Jóia pois passar o que passamos no ano 2000 e não desistir mostra o quanto os produtores de Jóia são trabalhadores e capazes de superar crises.
Então hoje recebendo essa moção só aumenta a minha responsabilidade de ajudar mais colegas de fortalecer cada vez mais a cadeia do leite.
Atividade essa que tem grande importância para o nosso município econômica e social.
Segundo emater temos hoje 275 produtores na atividade destes 262 são enquadrados como agricultores familiares tendo um rebanho total de 8600 vacas leiteiras produzindo um volume de 30 milhões litros por ano numa produção média de 11.6 litros vaca dia.
Sabemos da dificuldade e nos entristece a cada produtor que abandona a atividade. Em 2015 tínhamos 520 produtores, 2017 tínhamos 412, em 2019 tínhamos 288.
Na parte econômica é importante falar sobre o acordo da repatriação do ICMS dos produtores que vendem leite para a CCGL, todos os produtores ao tirar a nota do bloco estão contribuindo com o ICMS para o município, a repatriação somente a CCGL tem que é o retorno do ICMS dos derivados lácteos que eles vendem, ao invés deste valor retornar somente para cruz alta foi assinado um acordo entre Prefeitura Municipal de Cruz alta e as prefeituras dos municípios que entregam leite lá.
Na época o prefeito Jânio Andreatta assinou permitindo assim o retorno proporcional ao leite produzido em Joia.
Em 2020, 35 produtores de Jóia entregavam para a CCGL, o retorno foi de 1.998.656.83 de reais adicionado ao bolo geral do ICMS do município para depois encontrar um índice de retorno um cálculo que eu gastaria mais que meus 20 minutos para explicar mas o fato é que a URI fez um trabalho que mostra que para cada um real de valor adicionado volta 0.06 centavos que efetivamente vai para o caixa do município.
Então destes quase 2 milhões o retorno da um pouco mais de 100 mil reais , dinheiro que daria 16500 litros de diesel no preço de hoje ou para licenciar 9 ou 10 pedreiras .
Hoje nós estamos com uma média de 30 l vaca dia a média dos últimos 12 meses está em 27
Vejam o quanto podemos melhorar já que a média do município está em 11.6 .
Eu estou disposto a ajudar nesse crescimento já estou alguma coisa e quero fazer muito mais.''
FABRICIO NASCIMENTO
Jóia