Administração - Terça-feira, 26 de Setembro de 2023

Moção de Repúdio, quanto ao baixo preço do leite pago aos agricultores.

A Câmara de Vereadores de Jóia - RS, em sua Sessão Ordinária realizada no dia 25 de setembro 2023, por Requerimento dos Vereadores Progressistas Dionei de Matos Lewandowski, Jocinei Boff, José Lucas da Silva e Rosa Maria Dezordi Lassen aprovou por UNANIMIDADE consignando na Ata de trabalhos, MOÇÃO DE REPÚDIO, quanto a baixa do valor pago pelo leite aos agricultores.

Os Vereadores entendem que o atual cenário do preço do leite pago aos agricultores, que vem sofrendo forte queda nos últimos meses, tem causado cada vez mais prejuízo aso produtores.

A presente MOÇÃO DE REPÚDIO tem como objetivo atender os produtores de leite que não conseguem se manter com o preço pago pelo litro de leite diante da clara monopolização do setor. Se fazem necessárias ações urgentes para proteger a produção da agricultura familiar, com medidas que garantam um preço justo. Na contramão do preço baixo do leite, os valores dos insumos vêm aumentando significativamente nos últimos anos, motivo que inviabiliza a atividade. Diversos produtores estão deixando o campo e desistindo da atividade leiteira, tendo como consequências o êxodo rural, desemprego e a diminuição do retorno de impostos ao município.

Além disso, algumas lavouras perderam 100% de sua produção devido à estiagem, não conseguindo o produtor fazer estoque de silagem para o período de inverno, trazendo perdas e prejuízos econômicos, já que a base econômica de muitos agricultores e de pequenos municípios é oriunda da produção de leite.