Administração - Terça-feira, 16 de Maio de 2023

Entrega de Moção de Aplausos e Reconhecimento a Judite Bernadete Furlan Machado e Guilherme Fontana Ramos.

Legislativo Homenageia Judite e Guilherme pelo lançamento do Livro “Jóia: Uma História Feita de Memórias.”

A Câmara de Vereadores de Jóia - RS, em sua Sessão Ordinária realizada no dia 24 de abril de 2023, por Requerimento dos Vereadores Progressistas Dionei de Matos Lewandowski, José Lucas da Silva, Jocinei Boff e Rosa Maria Dezordi Lassen, aprovou por UNANIMIDADE consignando na Ata de trabalhos, Moção de Aplausos e Reconhecimento a Judite Bernadete Furlan Machado e Guilherme Fontana Ramos, pelo lançamento do livro "Jóia -  Uma história feita de memórias".

Em Sessão Solene, realizada na sexta feira do dia 12 de maio, foi entregue Moção de Aplausos e Reconhecimento a Judite Bernadete F. Machado e Guilherme F. Ramos  pelo lançamento do livro ‘‘Jóia uma história feita de memorias’’.

Moção de Aplausos e Reconhecimento.

Judite Bernadete Furlan Machado, nascida em 01 de setembro de 1960, no interior de Jóia – Comunidade de São Pedro do Pontão.

Cursou o magistério com o ensino Médio, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Professores em Júlio de Castilhos.

Possui formação acadêmica em: Estudos Sociais - Licenciatura de 1º Grau, pela UNIJUI; Licenciatura em História pela URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/RS e Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL – Faculdades Integradas Católicas de Palmas/PR.

Atualmente professora aposentada, após 33 anos de atuação como Professora das séries iniciais e finais do ensino fundamental, coordenadora pedagógica e diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cacique Sepé.

Judite Bernadete Furlan Machado coordenou o trabalho do Museu Retomada do Pontão, desde sua fundação, em 1995, até os dias atuais, realizando trabalhos voluntários e também é pesquisadora em história local, regional e genealógica.

Guilherme Fontana Ramos, nascido em 23 de novembro de 1987 no Município de Jóia-RS, filho de Adão Ramos e Ivania Fontana Ramos.

Possui Formação Acadêmica em Agronomia, pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Federal Fronteira Sul. Atualmente é doutorando no Programa Extensão Rural na Universidade Federal Viçosa e além das Pesquisas de viés acadêmico, dedica-se a investigar temas relacionados ao contexto histórico do Município de Jóia.

A Câmara Municipal de Jóia,  homenageou a Senhora Judite Bernadete Furlan Machado e o Senhor Guilherme Fontana Ramos pela excelência do trabalho e dedicação em pesquisar, recriar, registrar e nos apresentar mais sobre a história do nosso município na obra literária “Jóia - Uma História Feita de Memórias.”

Tendo presente a necessidade de preservar a história do nosso Município, a obra disserta sobre fatos históricos de épocas distintas. Desse modo, apresenta informações que remontam um período que compreende desde meados do século XIX, até os dias atuais. Para isso, utilizaram diversas opções de pesquisa, como entrevistas, documentos, fotografias e fontes bibliográficas.

Valorizando os conhecimentos e as vivências dos moradores mais antigos, os autores os reconhecem como guardiões de memória, apresentando em sua obra os relatos das transformações ocorridas em nosso município, assim como, sua evolução no tempo e no espaço, contemplando todas as comunidades que fazem parte da história de Jóia, desde as mais antigas até as mais jovens.

Dessa maneira, através deste livro, oferecem um material que irá auxiliar o conhecimento da história e preservação do Município.

A Câmara Municipal de Vereadores de Jóia expressa o seu reconhecimento aos Autores Judite e Guilherme, por sua dedicação em pesquisar e dissertar sobre a história do nosso município.