Sessões - Quarta-feira, 23 de Março de 2022

7°SESSÃO ORDINÁRIA DA SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA DA DÉCIMA LEGISLATURA, EM 21.03.2022

A Sétima Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de  Jóia, realizada no dia 21 de março de 2022 foi Presidida pela Sra. Rosa Maria Dezordi Lassen, Presidente da CMVJ.

Leitura de um trecho da Bíblia Sagrada: Giovana Ketelen de Souza

Solicitou ao primeiro Secretário, Vereador Valmir José Dutra Vieira para a leitura da Ata, seguidamente dispensou a leitura da ata registrou que a Ata da Sexta Sessão Ordinária da Segunda Sessão Legislativa da Décima Legislatura, em 14-03-2022, foi revisada pelo 1º Secretário da Mesa, sendo disponibilizadas cópias a todos os vereadores e colocada em votação sendo aprovada por unanimidade de votos.

Contou Com o Seguinte Expediente:

Indicação n.º 30/2022, de autoria do Vereador Luis Carlos Souza.- Que o Poder Executivo, por meio da Secretaria competente, construa um abrigo, cobertura ou toldo para as crianças, alunos da escola Antônio da Conceição no Bairro 21 de Abril. Situação: Encaminhado ao Prefeito Municipal.

Indicação n.º 31/2022, de autoria da Vereadora Giovana  Ketelen Gonçalves de Souza.Sugiro ao Poder Executivo viabilize através de departamento competente, a utilização de estrutura que hoje não estão sendo utilizado como academia de Saúde, situada na Rua Brasilina Terra ao lado do Ginásio de esporte do Município e o segundo piso da sede da Policia Civil que tem dois apartamentos sem uso, para melhor adequar o atendimento e servir a Secretaria de saúde de Jóia. Situação: Encaminhado ao Prefeito Municipal.

Indicação n.º 32/2022, de autoria do Vereador Vanderlei de Oliveira do Amaral.Para que  o Poder Executivo, juntamente com o Fiscal de Trânsito, estude a viabilidade e destinação de recurso para ser feita a  colocação de mais de um redutor de velocidade (quebra-molas) na Avenida Estácio Nascimento e Silva e na Avenida Brasilina Terra, em frete ao mercado e açougue Brum. Situação: Encaminhado ao Prefeito Municipal.

Indicação n.º 33/2022, de autoria da Vereadora Giovana  Ketelen Gonçalves de Souza. - Que o Prefeito Municipal de Jóia, através da Secretaria Competente, estude a viabilidade da Contratação de quatro vagas ou mais para agentes de Trânsito, conforme sugestão de projeto de Lei em anexo. Situação: Encaminhado ao Prefeito Municipal.

Indicação n.º 34/2022, de autoria da Vereadora Giovana  Ketelen Gonçalves de Souza. – Que o Poder Executivo estabelece por meio de Secretaria Competente, projeto de mão única na Rua Celeste Burtet, tendo em vista o aumento na circulação de automóveis, aumentando o fluxo de veículos. Situação: Encaminhado ao Prefeito Municipal.

Indicação n.º 35/2022 de autoria dos Vereadores Ignacio Levinski e José Lucas da Silva. Que o Poder Executivo realize por meio de Secretaria Competente investimentos para construção de passeios padronizados, intertravados, nas ruas da zona urbana do Município de Jóia, utilizando para estes investimentos recursos oriundos de Emendas Parlamentares. Também sugerimos a criação de linhas de crédito junto as instituições bancarias para construção de passeios aos moradores da cidade posteriormente o desconto no IPTU para aqueles que aderirem a proposta.Situação: Encaminhado ao Prefeito Municipal.

Oficio GE. nº 081/2022 - GAB, recebido do Prefeito de Jóia. Informa que as Indicações n.ºs 21,22 e 23 foram encaminhadas as Secretaria para providencias.

Oficio GE. nº 082/2022 - GAB, recebido do Prefeito de Jóia.  Informa que as Indicações n.ºs 25,26,27, 28 e 29 foram encaminhadas as Secretarias para providências.

Convite, recebido da Diretora da Escola Conquista XVI de outubro. -  Convite para prestigiar XVI Integração Cultural Entre Escolas.

Convocação, recebida do COREDE-NORC. A pedido do Vereador Ignacio Levinski, procedeu-se a leitura do ofício nº 008, recebido do  Deputado Edgar Pretto , onde informa a liberação de emenda parlamentar no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais)  ao Município de Joia na área de agricultura.

Requerimento, recebido do Senhor Tarcísio Viana. Em prosseguimento, usou da palavra o Senhor Tarcísio Vianna. Fica nos Anais da Casa gravado seu pronunciamento. Foi colocado a palavra a disposição dos Vereadores para falar sobre o assunto comércio; Usaram da palavra os seguintes Vereadores:  Giovane Ketelen de Souza (PSC); Ignacio Levinski(PT); Valmir José Dutra Vieira(Progressista); Vanderlei do Amaral(PSC); Marcos Antônio Moura(PSC) e Rosa Dezordi Lassen(Progressista). Foi aberto, a pedido do Senhor Tarcísio, mais uns minutos para o mesmo falar.

Pauta:

Projeto de Lei nº 4.507/2022  – Altera a redação da ementa da Lei Municipal nº 3.968 de 26 de outubro de 2021 de autoria do Prefeito de Jóia. houve a baixa para análise e parecer a Comissão de Constituição, Justiça, Redação Final e Desenvolvimento Social  e Orçamento, Finanças e infraestrutura .

Passando a palavra aos Vereadores sobre as matérias apresentadas, usaram da palavra  os seguintes Vereadores: Vereadora Giovana Ketelen de Souza(PSC); Ver. Ignacio Levinski(PT);  Valmir Dutra Vieira(PP); Luis Carlos Souza(PDT) e Marcos Antônio Moura(PSC).

Explicações Pessoais:

Giovana Ketelen de Souza(PDT); Dionei de Matos Lewandowski (Progressista), Vanderlei do Amaral(PSC).

Comunicação dos líderes usaram das palavras os Vereadores:

Marcos Antônio Moura – Lider do PSC, Ignacio Levinski – Líder do PT e Valmir Dutra Vieira – Líder do PP.