Sessões - Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022

3° SESSÃO ORDINÁRIA DA SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA DA DÉCIMA LEGISLATURA, EM 21.02.2022

A Terceira  Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de  Jóia, realizada no dia 21 de fevereiro de 2022 foi Presidida pela Sra. Rosa Maria Dezordi Lassen, Presidente da CMVJ.

Leitura de um trecho da Bíblia Sagrada: Vereador Luis Carlos Souza

Solicitou ao Primeiro Secretário: Vereador Valmir José Dutra Vieira para a leitura da Ata Segunda Sessão Ordinária da Segunda Sessão Legislativa da Décima Legislatura, em 14-02-2022, seguidamente dispensou a leitura da Ata, registrou que a mesma, foi revisada pelo 1º Secretário da Mesa, sendo disponibilizadas cópias a todos os Vereadores e, em seguida foi colocada em votação simbólica sendo  aprovada por unanimidade de votos.

Contou Com o Seguinte Expediente:

Indicação n° 13/2022, de autoria da Vereadora Giovana Ketelen Gonçalves de Souza - Para que o Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Competente, realize a colocação de placas de sinalização a onde é proibido nas avenidas e ruas da cidade;Situação: Encaminhado ao Prefeito Municipal.

Indicação n° 14/2022,de autoria da Vereadora Giovana Ketelen Gonçalves de Souza - Solicita-se que o Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Competente, realize a manutenção e troca de lâmpadas na Rua João de Abreu; Situação: Encaminhado ao Prefeito Municipal.

Indicação n° 15/2022,de autoria do Vereador Vanderlei de Oliveira do Amaral - Que a Administração, usando das atribuições que lhe compete, por meio  de Secretaria competente, realize concerto da estrada, com colocação de tubos nas baixadas e sargeamento, na estrada do Rincão dos Fraga;Situação: Encaminhado ao Prefeito Municipal.

Indicação n° 16/2022,de autoria do Vereador Vanderlei de Oliveira do Amaral - Que a Administração, usando das atribuições que lhe compete, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realize estudo e posteriormente destine local para deposito de entulhos e descarte de utensílios domésticos e outros que aqui não estão citados, mas que precisam de descarte adequado as leis e ao bom senso de respeito a natureza e ao meio ambiente.Situação: Encaminhado ao Prefeito Municipal.

Presidência colocou a palavra a disposição dos Vereadores para se pronunciarem sobre as matérias apresentadas. Manifestou-se o Vereador Vanderlei De Oliveira Do Amaral (PSC) e a Vereadora Giovana Ketelen Gonçalves de Souza (PDT); Situação: Encaminhado ao Prefeito Municipal.

Leitura e discussão do Parecer nº 09/2022 da Comissão de Constituição, Justiça, Redação Final e Desenvolvimento Social e do Parecer nº 021/2022 da Comissão de Orçamento, Finanças, Tributação e Infraestrutura, sobre o Projeto de Lei nº 4.500/2022 - Altera o número de Cargo de Efetivo para Escriturário, criado pela Lei Municipal n° 455/1993, de autoria do Prefeito de Jóia, após discussão do Projeto, foi colocado em votação simbólica,  obtendo 4 (quatro)  votos favoráveis e 4 (quatro)  votos contrários, com o empate na votação  coube a Senhora Presidente, Vereadora Rosa Maria Dezordi Lassen desempatar, manifestando –se favorável ao Projeto, portanto aprovado por maioria de votos. Favorável votaram os Vereadores Dionei  De Matos Lewandowski,  Ignácio Levinski,  José Lucas Da Silva e Valmir José Dutra Vieira.  Contrario ao Projeto votaram  os Vereadores Luís Carlos Souza, Vanderlei De Oliveira Do Amaral, Giovana Ketelen Gonçalves de Souza e Vanderlei De Oliveira Do Amaral.

Leitura e discussão do Parecer nº 10/2022 da Comissão de Constituição, Justiça, Redação Final e Desenvolvimento Social e do Parecer nº 22/2022 da Comissão de Orçamento, Finanças, Tributação e Infraestrutura, sobre o Projeto de Lei nº 4.502/2022 - Autoriza o Poder Executivo a contratar servidores, de autoria do Prefeito de Jóia,  em seguida após discussão foi colocado o referido Projeto em votação simbólica, sendo aprovado por unanimidade de votos.

Leitura, discussão e votação simbólica do Requerimento n° 04/2022, de autoria da Vereadora Giovana Ketelen Gonçalves de Souza – Moção de Pesar aos familiares de Milton Castro, sendo aprovado por unanimidade de votos.

Explicações Pessoais, pela ordem de inscrição usaram das palavras os Vereadores: Marcos Antonio Moura(PSC), Luís Carlos Souza(PDT), Vanderlei do Amaral(PSC),  Valmir José Dutra Vieira (Progressista), Dionei De Matos Lewandowski (Progressista); José Lucas da Silva (Progressista) e Giovana Ketelen Gonçalves de Souza (PDT).

Comunicação dos lideres e da Presidência usaram da palavra os Vereadores: Luís Carlos Souza – Nego da Gaita -  Líder do PDT; Marcos Antonio Moura – Líder do PSC;   Ignácio Levinski - Líder PT e Valmir José Dutra Vieira – Líder Progressista e a Presidente Vereadora Rosa Maria Dezordi Lassen, a qual fez as comunicações da Presidência.